Ultrassonografia endovaginal com ou sem doppler

O que é a Ultrassonografia endovaginal com e sem doppler?

A Ultrassonografia endovaginal com e sem doppler é um exame físico complexo, não invasivo, não utiliza radiação, seguro e capaz de apresentar a morfologia de um determinado órgão do corpo. Desta forma, é possível visualizar a variação na forma, tamanho e textura da região analisada, através de imagens em tela.

Esse exame possibilita ao médico e ao paciente um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais eficaz no local afetado. A ultrassonografia endovaginal, ou transvaginal, é um exame utilizado para realizar uma avaliação mais precisa dos órgãos genitais internos femininos.

Ele é feito através de uma sonda especial e conta com o uso de preservativo, no intuito de evitar contaminações à paciente.

Como é realizado a Ultrassonografia endovaginal com e sem doppler?

Após a análise da bexiga cheia por via abdominal, normalmente, é solicitado à paciente que esvazie a bexiga, para a realização desse método. A mulher atendida se coloca com as pernas entreabertas e, com um travesseiro, eleva a nádega. A sonda é introduzida dentro da vagina, assim permitindo a melhor análise dos ovários e útero. Desta forma, o profissional manipula a sonda e, se necessário, o abdome, para analisar o útero e os ovários.

A duração deste exame depende de cada médico e da doença analisada.

Qual é a importância do exame?

A ultrassonografia endovaginal se destaca na prevenção e detecção de doenças do útero e ovários e na procura de endometriose.

No caso desta doença, o procedimento deve ser feito com preparo intestinal, para avaliação da extensão e comprometimento da doença nessa região. Em caso de câncer, este método pode ser complementar ao exame de ultrassonografia realizado com Doppler. Desta forma, o médico consegue analisar o fluxo sanguíneo para os órgãos desta área.

Essa visão mais aprofundada aumenta as possibilidades de encontrar formação de novos vasos sanguíneos que irrigam o tumor, que pode vir a ser maligno.

Quando o procedimento pode ser indicado?

O exame de ultrassonografia endovaginal é importante para localizar doenças na região genital feminina, como miomas e tumores de ovários e doenças do útero. Além dessas doenças, o procedimento também detecta endometriose, pólipos endometriais e gravidez nas trompas.

Nos primeiros meses de gestação, o exame é indicado para avaliar a implantação do embrião, medir o tempo e como está o desenvolvimento da gestação.

Agende seu exame:

localização

Rua Coronel Joao Notini, 303 – salas 1004 e 1005 Centro – Divinópolis

Telefone