A ultrassonografia obstétrica é um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele serve para identificar a idade gestacional, avaliar crescimento e vitalidade do bebê, além de detectar gestações múltiplas e auxiliar no diagnóstico de eventuais malformações fetais.
Quais ultrassonografias devem ser realizadas?
👉 A 1ª ultrassonografia idealmente deve ser feita após a 7ª semana. É possível ver o número de embriões e os seus batimentos cardíacos.
👉 Entre a 11ª e a 13ª semana e 6 dias é realizada a Ultrassonografia Morfológica de 1º Trimestre. Nesse ultrassom é possível ter o diagnóstico precoce de algumas malformações e determinação do risco de doenças cromossômicas, como a síndrome de Down. É também o momento ideal de avaliação das Artérias Uterinas e saber se há risco para Pré-Eclâmpsia e restrição de crescimento fetal intrauterino.
👉 Após a 16ª semana de gestação, a genitália fetal estará totalmente formada e pode ser solicitado um exame obstétrico para sua determinação.
👉 A Morfológica de 2º Trimestre (20-24 semanas)estuda minuciosamente a anatomia fetal, diagnosticando cerca de 85% das principais malformações. É neste período onde o Risco de Parto Prematuro pode ser avaliado com a cervicometria (medida do Colo Uterino).
👉 No 3º Trimestre é importante ser feito o Obstétrico com Doppler. É indicado para verificação do bem-estar fetal nas Restrições de Crescimento, oligodrâmnio (líquido amniótico reduzido) e avaliação da vitalidade fetal, pois permite diagnosticar precocemente sinais de sofrimento fetal.
⚠️ Outros exames podem ser solicitados em gestação de alto risco.
Faça seu pré-natal e garanta a sua saúde e a do seu bebê.