O que é a Ultrassonografia de partes moles?
A ultrassonografia de partes moles é utilizado na avaliação de alterações e lesões no tecido celular superficial, subcutâneo ou na musculatura do paciente. Os tecidos moles são compostos pelos tecidos conjuntivo, epitelial e muscular.
O exame pode analisar músculos, tecidos, ligamentos, tendões, parede abdominal, entre outras áreas. Desta forma, torna-se possível verificar a presença de nódulos palpáveis ou lesões que sejam causadas por traumas nestas regiões do corpo.
Quando o procedimento pode ser indicado?
Algumas alterações ou lesões não possuem uma localização específica, por isso, indica-se uma investigação mais aprofundada através deste exame. Este método pode ser utilizado, ainda, na procura de corpos estranhos.
A ultrassonografia é ideal para a avaliação de bursites, artrites, tendinites, entre outros casos. Neste caso, o local a ser examinado deve ser especificado pelo paciente e médico para indicar a área de realização do procedimento. Através deste método, o médico pode analisar nódulos, abscessos e dor localizada.
Como é realizada a Ultrassonografia de partes moles?
Através do aparelho de ultrassom, o exame é realizado com o auxílio de um gel transparente e à base de água, que são utilizados para verificar a parte interna da região examinada. Isso possibilita ao médico um diagnóstico mais adequado e um tratamento mais eficaz no local afetado.
O processo é feito por meio de transmissão em tela produzida por ondas sonoras, através de imagens em tempo real. Desta forma, é possível visualizar todo o funcionamento de determinada área, apresentando suas variações na forma, tamanho e textura. A ultrassonografia será realizada em alguma parte específica do corpo, que deverá ser especificada na solicitação do exame.
Há contraindicações para sua realização?
O método é indolor, não invasivo, não utiliza radiação e não tem qualquer contraindicação. O exame não é indicado para análise óssea do examinado. Caso o paciente tenha exames anteriores de imagem, sejam radiografias, tomografias ou ressonâncias magnéticas, pode ser importante entregá-los no dia do exame.