[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”627″ img_size=”1200×400″][ultimate_heading main_heading=”ultrassonografia” heading_tag=”h1″ alignment=”left” main_heading_font_size=”desktop:30px;” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Conhecida também como ultrassom, trata-se de um exame de imagem no qual é projetada em tempo real uma imagem da região analisada. A ultrassonografia é de extrema importância para obter um diagnóstico preciso e eficaz, possibilitando o médico identificar e estudar as estruturas internas do paciente.
Diferente de outros exames de imagem, o ultrassom não utiliza radiação ionizante para reproduzir a imagem. O método funciona da seguinte maneira: o aparelho emite ondas sonoras inaudíveis que, ao entrar em contato com o corpo, faz com que os tecidos vibrem, projetando assim a imagem da área que está sendo analisada.
O uso da ultrassonografia na medicina é presente para diagnosticar doenças, avaliar e investigar dores, identificar e acompanhar a gravidez e para visualizar qualquer parte do corpo.
Como é feito o exame?
Quando o exame de ultrassom é solicitado, o paciente é posicionado em uma maca, onde será aplicado um gel na região que vai ser analisada. Logo depois, posiciona-se um transdutor, no qual irá deslizar sobre a pele. Esse processo irá projetar a imagem no computador, que será analisada pelo médico responsável. Normalmente, o procedimento dura em média 30 minutos.
O método é indolor, podendo apenas causar um leve desconforto quando o transdutor passa sobre a região. Após o ultrassom, o médico retira o gel com papel toalha e libera o paciente.
Quando o ultrassom é solicitado?
O procedimento é indicado toda vez que o paciente apresentar queixas de dores na área do abdômen. Ele pode ser solicitado tanto para verificar a região total quanto superior. Ele também é recomendado quando é preciso analisar alguns órgãos internos, como o fígado e os rins e para diagnosticar nódulos na cervical. Nas mulheres, o ultrassom endovaginal é muito utilizado para diagnosticar possíveis problemas no útero, bexiga, ovários e colo uterino, além de ser fundamental para identificar e avaliar a existência de endometriose.
A ultrassonografia é o melhor método para avaliar, diagnosticar e acompanhar a fibrose hepática. Ele também é usado para o rastreamento de nódulos hepáticos. Além disso, o exame é considerado a melhor maneira de avaliar a vesícula biliar (cálculos) e diagnosticar doenças das vias biliares.
O ultrassom desempenha um papel fundamental no acompanhamento de uma gravidez. Além de identificar a quantidade de fetos e o tempo de gestação, o procedimento também é utilizado para acompanhar o desenvolvimento e saúde do feto. O pré-natal na gravidez necessita, na maioria das vezes, de três ultrassonografias, uma a cada trimestre.
Em suma, a solicitação do exame é indispensável para a avaliação do paciente em algumas especialidades, como na urologia, ginecologia, ortopedia, reumatologia e endocrinologia.[/ultimate_heading][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” type=”vc_default” css=”.vc_custom_1533328105898{margin-bottom: -80px !important;padding-top: 80px !important;padding-bottom: 60px !important;background-color: #8fa5d3 !important;}”][vc_column offset=”vc_col-lg-offset-1 vc_col-lg-10 vc_col-md-offset-1 vc_col-md-10 vc_col-sm-offset-0″ css=”.vc_custom_1461332951646{padding-top: 10px !important;padding-bottom: 25px !important;}”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″ css=”.vc_custom_1461332837092{padding-bottom: 40px !important;}”][ultimate_heading main_heading=”localização” heading_tag=”h3″ main_heading_color=”#ffffff” sub_heading_color=”#ffffff” main_heading_font_size=”desktop:15px;” main_heading_line_height=”desktop:22px;” sub_heading_font_size=”desktop:15px;” sub_heading_line_height=”desktop:22px;” main_heading_margin=”margin-bottom:10px;”]Rua Coronel Joao Notini, 303 – salas 1004 e 1005 Centro – Divinópolis[/ultimate_heading][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″ css=”.vc_custom_1461332842664{padding-bottom: 40px !important;}”][ultimate_heading main_heading=”E-mail” heading_tag=”h3″ main_heading_color=”#ffffff” sub_heading_color=”#ffffff” main_heading_font_size=”desktop:15px;” main_heading_line_height=”desktop:22px;” sub_heading_font_size=”desktop:15px;” sub_heading_line_height=”desktop:22px;” main_heading_margin=”margin-bottom:10px;”]contato@clinicagontijoamaral.com.br[/ultimate_heading][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″ css=”.vc_custom_1461332847822{padding-bottom: 40px !important;}”][ultimate_heading main_heading=”Telefone” heading_tag=”h3″ main_heading_color=”#ffffff” sub_heading_color=”#ffffff” main_heading_font_size=”desktop:15px;” main_heading_line_height=”desktop:22px;” sub_heading_font_size=”desktop:15px;” sub_heading_line_height=”desktop:22px;” main_heading_margin=”margin-bottom:10px;”]
[/ultimate_heading][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]
Exames de ultrassonografia disponíveis na nossa Clínica
- Ultrassonografia endovaginal com Doppler e preparo intestinal para a pesquisa de endometriose profunda infiltrativa
- Ultrassonografia de articulações
- Ultrassonografia de partes moles
- Punção diagnóstica aspirativa com agulha fina de nódulos cervicais e da tireoide
- Ultrassonografia da parede abdominal
- Ultrassonografia endovaginal com e sem doppler
- Ultrassonografia dos rins e vias urinárias
- Ultrassonografia pélvico feminino e masculino
- Ultrassonografia da região cervical com e sem doppler
- Ultrassonografia da tireoide com e sem doppler
- Ultrassonografia de abdome total