Como é realizada a Ultrassonografia de abdome total?
Através do aparelho de ultrassom, o exame é realizado com o auxílio de um gel transparente e à base de água, com o intuito de verificar a parte interna do corpo. Isso possibilita ao médico um diagnóstico mais adequado e um tratamento mais eficaz no local afetado.
A ultrassonografia, quando realizado na região do abdômen, inclui analisar as áreas do fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e cava inferior, dentre outros. Este processo é feito por meio de transmissão em tela produzida por ondas sonoras.
É um exame físico complexo, que depende da capacidade do médico que opera a máquina. Ele não é invasivo, não utiliza radiação, seguro e capaz de apresentar a morfologia de um determinado órgão do corpo. Desta forma, é possível visualizar estes órgãos, apresentando variações na forma, tamanho e textura dos mesmos.
Quando o procedimento pode ser indicado?
O procedimento é indicado em pacientes com suspeitas de tumores, cistos, nódulos ou massas no abdômen. A ultrassonografia pode detectar, também, cálculos na vesícula e vias urinárias, inchaço ou inflamação nos órgãos abdominais com líquido, sangue ou pus.
Quais são as orientações para quem irá fazer o procedimento?
Para realizar o procedimento, o paciente atendido deve permanecer em posição horizontal, em consultório médico, enquanto o exame é feito. O processo é indolor e, geralmente, é necessário realizar jejum durante um período. Antes do exame, é importante ficar atento às instruções médicas para o sucesso do procedimento.
É indicado também o uso de roupas leves e confortáveis no dia do exame, para facilitar o acesso do aparelho à região a ser examinada. Ao longo do exame, o médico pode solicitar a movimentação do paciente para um dos lados, ou que ele prenda a respiração por alguns segundos. Desta forma, a visualização de algum órgão em específico será mais eficiente neste processo.
Há contraindicações para a realização da Ultrassonografia de abdome total?
O método não possui contraindicações, uma vez que não utiliza radiação e não apresenta efeitos colaterais aos pacientes.
US ABDÔMEN TOTAL PREPARO PARA ADULTOS
✅ Na véspera do exame, evitar: bebidas alcoólicas, frituras e alimentos que produzem gases intestinais, como refrigerantes, leite e derivados, feijão e repolho.
✅ O jantar na véspera deve ser leve e ingerido até, no máximo, às 21h.
✅ No dia do exame, é necessário jejum absoluto de, no mínimo, 8 horas.
✅ Não fumar antes do exame.
✅ Reter urina sem ingerir água — ou seja, ficar sem urinar por 2 horas antes do exame. Se não conseguir reter, pode comparecer assim mesmo.
✅ Ingerir 60 gotas de Flagass (dimeticona/simeticona) duas horas antes do exame, com o mínimo de água possível.
⚠️ Se o paciente faz uso de medicamentos diários, pode tomá-los com o mínimo de água possível. Não interromper o uso.
PREPARO US ABDOMINAL PARA CRIANÇAS
🔹 Crianças até 6 meses de idade:
• Trazer um acompanhante para distrair a criança.
• Jejum de 2 a 3 horas (intervalo da mamada ou refeição).
🔹 Crianças de 6 meses a 3 anos de idade:
• Trazer um acompanhante para distrair a criança.
• Jejum de 3 horas.
• Trazer peso e estatura atualizados.
🔹 Crianças de 3 a 12 anos de idade:
• Trazer um acompanhante para distrair a criança.
• Jejum de 4 horas.
• Trazer peso e estatura atualizados.
🔹 A partir de 13 anos e adultos:
• Jejum de 5 a 6 horas.
• Trazer peso e estatura atualizados.